A partida está marcada para o dia 22 de janeiro, às 19h, marcando o retorno do time principal rubro-negro à competição estadual, conforme o regulamento da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
A última vez que o Flamengo disputou um jogo oficial em São Luís foi em novembro de 2014, quando empatou em 1 a 1 com o Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro.
Agora, como parte de uma estratégia de levar jogos do Carioca para o Nordeste, o time carioca inicia o torneio com partidas longe do Rio de Janeiro.
O Flamengo estreia no Campeonato Carioca no dia 12 de janeiro contra o Boavista, em Aracaju (SE), seguido de jogos contra o Madureira, no dia 16 em Campina Grande (PB), e contra o Nova Iguaçu, no dia 19 em Natal (RN).
A escolha por levar as primeiras partidas a diferentes cidades do Nordeste foi planejada ainda na gestão de Rodolfo Landim, sendo mantida pelo atual presidente, Bap.
Segundo o regulamento da FERJ, os clubes são obrigados a utilizar suas equipes principais a partir da 4ª rodada do Cariocão.
O descumprimento dessa regra pode acarretar multas e a suspensão do pagamento dos direitos de transmissão.
Com isso, o Flamengo dividirá o elenco no início da temporada. Enquanto um grupo segue para a pré-temporada nos Estados Unidos, a equipe alternativa comandará as três primeiras rodadas do Carioca.
O retorno do time titular ao torneio estadual acontecerá contra o Bangu, em São Luís, sob o comando do técnico Filipe Luís.