Quatro mulheres imperatrizenses foram selecionadas no Prêmio Maranhão de Literatura, através da Lei de Incentivo Paulo Gustavo. São elas: a jornalista Iane Carolina, a professora doutora da UFMA Michelly Carvalho, a doutoranda e intérprete de Libras Eva Brito, e a arte-educadora Jô Santos. O edital premiou trabalhos ligados à literatura em todo o estado. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (13), pela Secretaria de Cultura do Estado.
Os critérios utilizados para a seleção incluíram tempo de carreira, abrangência regional da obra, número de trabalhos publicados, diversidade de atividades realizadas, entre outros.
Uma das selecionadas é a jornalista Iane Carolina, assessora de imprensa do Ministério Público do Maranhão, vive em Imperatriz há 10 anos. Iane Carolina, incentivou as amigas a se inscreverem no concurso, é preciso haver um esforço coletivo para incentivar a cultura, a literatura e as artes na região.
“Nós temos profissionais excelentes! Pessoas competentes e gabaritadas, só precisamos ser reconhecidos. Estas mulheres têm carreiras incríveis. É preciso se inscrever nos concursos, fazer projetos e captar os recursos para nossa região, senão eles ficam concentrados nas capitais, como São Luís, Rio e São Paulo”, destaca.
A Lei Paulo Gustavo foi criada em 2022 com o objetivo de garantir apoio financeiro ao setor cultural, especialmente para artistas e profissionais da área. No Maranhão, cerca de R$ 146,4 milhões serão investidos em projetos culturais, que serão distribuídos entre todos os municípios.