Nome maranhense certo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a skatista maranhense Rayssa Leal segue rotina corrida com disputas em grande competições, entrevistas e participações em eventos mundiais. Recentemente, a atleta de Imperatriz esteve presente no Prêmio Laureus, o Oscar do esporte mundial, no qual disputou a categoria “melhor atleta de esportes de ação”. Antes, Rayssa havia vencido a etapa de San Diego da Street League e dias atrás estava no CT do Real Madrid, “batendo bola” com os craques Vini Jr. e Rodrygo. Em um evento de um dos seus patrocinadores, a “Fadinha” falou sobre esse momento da carreira, sobre ser uma influência para as meninas mais novas e sua evolução no esporte.
“Eu falo que a minha agenda está corrida porque não estou acostumada com essa rotina. São vários campeonatos, como o World Skate, Street League, o STU, mas é algo que eu gosto”, disse Rayssa.
A medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a maranhense admitiu que não vive como uma “menina normal”. “Claro que tenho algumas diferenças das meninas normais, mas com certeza ter a minha família e meus amigos próximos não deixam que as coisas mudem. A gente continua indo aos aniversários, para as festas, pra escola, enfim, as coisas normais que toda adolescente faz”, explicou.
Rayssa Leal comentou ainda o fato de ser referência para as atletas mais novas, apesar da pouca idade também. “Eu ir na pista e ver as meninas mais novas andando de skate e me falando ‘comecei a andar por sua causa’ ou ‘te vi na Olimpíada’ é muito especial. Eu entendo, eu mesma tenho como inspiração a Letícia Bufoni, desde pequenininha eu via os vídeos dela, assistia ela nos campeonatos, e pra mim era muito bonito! Tudo, o jeito que ela andava, o estilo, as roupas que ela vestia era tudo muito diferente das outras meninas. Então ser inspiração pra outras meninas é muito especial, te motiva muito”, contou a jovem.
Por fim, Rayssa falou sobre sua evolução no skate. “Eu tento aprender novas manobras justamente para o World Skate, o sistema é igual o da Street League, de duas voltas e cinco manobras. Tenho alguns objetivos, o ouro olímpico é um deles, pode ser agora, em Paris, ou na próxima Olimpíada”, explicou a atleta.
Rayssa Leal é medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio e acumula conquistas como o bicampeonato nos X Games (2022 e 2023) e na SLS e o ouro no Mundial da World Skate.
Mín. 25° Máx. 41°