O município de Porto Franco se destaca mais uma vez como cidade empreendedora. A honraria foi divulgada na manhã desta terça-feira (19), durante o evento Transformar Juntos, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no Multicenter São Luís.
A comitiva da Prefeitura de Porto Franco, liderada pelo prefeito Deoclides Macedo, recebeu os certificados referentes à XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – PSPE.
Porto Franco foi premiado nas categorias de Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo e, também, como Cidade Empreendedora. Uma demonstração de que Porto Franco avança no empreendedorismo, impulsionando tanto o crescimento econômico quanto social por meio de investimentos direcionados aos pequenos negócios.
O município aderiu, em agosto de 2021, ao Programa Cidade Empreendedora, fruto de parceria entre o Sebrae e o Governo do Estado.
As ações do Programa têm como objetivo a transformação local, por meio de políticas estruturantes focadas na criação de um ambiente pautado no desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda.
O prefeito Deoclides Macedo ressaltou a importância das ações do Programa Cidade Empreendedora e falou da alegria que é disponibilizar a Sala do Empreendedor aos empreendedores do município.
“Com muita alegria recebemos mais este reconhecimento. Porto Franco se destacou como uma cidade que avança no empreendedorismo, impulsionando tanto o crescimento econômico quanto social por meio de investimentos direcionados aos pequenos negócios. Só temos que agradecer ao SEBRAE, à equipe da Sala do Empreendedor, da Receita, enfim, todos envolvidos nesse processo de transformação coletiva do nosso município.”
Preservando a cultura e a história de Porto Franco, a Casa Miranda foi revitalizada para atender com qualidade os empreendedores do município.
A Sala do Empreendedor, localizada à Travessa Boa Vista, abriga em um único local a Receita Municipal, a Vigilância Sanitária e a equipe de Meio Ambiente, para diminuir a dificuldade de acesso aos serviços necessários para a regularização de seus negócios.
A Sala está estruturada e equipada para facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
A secretária da Receita Municipal, Cristianne Moreira, reforçou o apoio do SEBRAE e a importância da Sala do Empreendedor, resultado de uma gestão empreendedora, que visa aprimorar a qualidade do atendimento. “Só temos que agradecer o apoio do SEBRAE e do nosso líder empreendedor e toda a equipe da Sala do Empreendedor. Uma gestão voltada para resultados, geração de emprego e renda. O nosso propósito é dar todo suporte necessário para facilitar a vida do empreendedor de Porto Franco. Estamos trabalhando para isso".
Estiveram presentes, a secretária da Assistência Social, Margareth Egito, a gestora regional do SEBRAE, Marcia Martins, a vereadora , Nalva Veras, as agentes de desenvolvimento Amanda Lacerda e Andrea Mota, o agente da Sala do Empreendedor, Thiago Vieira, o assessor especial, Walmir Vilar e as coordenadoras da SEMED, Ivone Sousa e Ruthel Mianda.