IMPERATRIZ - A 53ª Exposição Agropecuária de Imperatriz- Expoimp, encerrou neste último dia 16 com um balanço animador, fortalecendo o setor agropecuário da região e proporcionando um ambiente propício para negócios e entretenimento. Durante os 9 dias de realização, a feira reuniu produtores rurais, empresários, expositores, patrocinadores e o público em geral, destacando a força econômica da região.
Com mais de 300 mil visitantes, a Expoimp consolidou sua posição como um dos eventos mais aguardados do ano em Imperatriz. Criadores de diferentes raças de animais, empresários do setor agropecuário e industrial, profissionais do agro, imprensa, poder público, além de artistas renomados, contribuíram para o sucesso desta edição.
Fortalecimento do setor agropecuário - Um dos principais destaques da Expoimp foi a exposição de animais, que contou com exemplares de alta qualidade genética. Criadores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos apresentaram seus melhores animais, demonstrando a excelência da pecuária local e a preocupação com a evolução genética dos rebanhos. O evento contou com 6 grandes leilões, atraindo investidores e compradores interessados em adquirir animais de alto valor genético.
Além da pecuária, a feira também valorizou o mercado agrícola e seus produtos. Foram diversos estandes distribuídos no Parque de Exposições, onde os mais de 400 expositores apresentaram maquinários agrícolas de última geração, insumos e tecnologias voltadas para o setor, evidenciando a importância do investimento em inovação para o aumento da produtividade e qualidade dos produtos agrícolas.
Capacitações, competições e entretenimento - A programação diversificada da feira proporcionou entretenimento para todos os gostos. Shows musicais com 9 atrações de renome nacional e artistas locais e o rodeio emocionante agitaram as noites no parque, enquanto competições como o Julgamento de raças, Cavalgada, Torneio Leiteiro, Prova do Tambor e a 1ª Prova de Marcha da Expoimp, mantiveram o público animado durante os dias, somando aproximadamente de R$ 200 mil em premiações. Além disso, mais 30 palestras técnicas, seminários e workshops abordaram temas relevantes para o setor agropecuário, oferecendo oportunidades de aprendizado aos participantes.
A Fazendinha Kids chegou a sua 2ª edição e apresentou ao público infantil da feira um espaço ampliado e reformado dividido em 7 setores, que proporcionou uma experiência lúdica e inclusiva com muito conforto aos pequenos. Durante todos os dias, as crianças vivenciaram brincadeiras, competições, apresentação com personagens infantis caracterizados, passeios dentro do parque de exposições além de contato com os animais de pequeno porte.
Oportunidades de negócios
A Expoimp também teve um impacto significativo na economia local. A presença de visitantes de outras regiões impulsionou o turismo, gerando demanda para hotéis, restaurantes e estabelecimentos comerciais. Estima-se que a feira tenha movimentado cerca de 1 bilhão e meio de reais durante os 9 dias de realização.
Além disso, linhas de créditos e financiamentos, como o Plano Safra, oferecidos pelas instituições financeiras que marcaram presença na feira, somaram cerca de 3,5 bilhões de reais para investimentos no setor agropecuário. Os negócios realizados durante o evento, movimentaram a economia, estimulando o crescimento econômico e abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento sustentável da região.
Com o sucesso desta edição a organização do evento já planeja novidades e aprimoramentos, visando fortalecer ainda mais o setor agropecuário de Imperatriz e região. “A Expoimp tem se consolidado como um espaço de negócios, conhecimento e diversão, impulsionando o desenvolvimento econômico e atraindo cada vez mais a atenção de visitantes e investidores. Acredito que nossa gestão deixa um legado importante para a região, destacando a relevância do setor agropecuário e a capacidade de promover o crescimento econômico e social. Nossa diretoria, expositores, patrocinadores e colaboradores podem se orgulhar do sucesso desta edição e esperamos ansiosamente pela próxima Expoimp, certos de que ela continuará contribuindo para o desenvolvimento da cidade e todo o estado do Maranhão”, finaliza Afonso Danda, presidente do Sinrural
Mín. 24° Máx. 39°