São Luís foi a 18ª capital que mais consumiu bebidas alcoólicas em 2021, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. De acordo com o levantamento, na capital maranhense, 17,85% da população consumiram mais de quatro doses de bebida alcoólica em 30 dias. Em relação ao Nordeste, São Luís ficou na 6ª posição entre os nove estados da região.
O percentual de consumo de bebida alcoólica em São Luís é considerado baixo, tanto comparativo nacional, quanto em nível regional. No ranking do país, a capital do Maranhão está entre as as 10 últimas e, em escala regional, aparece entre as quatro últimas, atrás de Salvador (BA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Teresina (PI) e Fortaleza (CE).
A pesquisa ainda analisou o consumo de bebida alcoólica por sexo. Os homens foram os que mais beberam com cinco ou mais doses por mês, enquanto as mulheres consumiram quatro ou mais doses.
A capital de estado que registrou o maior consumo de bebidas alcoólicas ano passado foi Belo Horizonte, onde 25,20% da população ingeriram mais de quatro doses de bebida alcoólica em 30 dias.
Em segundo lugar ficou com Vitória (ES), com 23,28%, seguida por Cuiabá (MT), com 23,17%. Fortaleza (CE) aparece na 16ª posição do ranking nacional com 18,33%. Por outro lado, Porto Alegre (RS) foi a capital que menos consumiu álcool, com apenas 12,82%.
Ranking das capitais que mais consumiram bebida alcóolica em 2021
Mín. 23° Máx. 33°