Quinta, 28 de Outubro de 2021
34°

Muitas nuvens

Imperatriz - MA

Cidades Reunião

Prefeito Assis realiza visita na Câmara

Líder do Executivo Municipal solicita aos vereadores que pautem em plenário o debate referente ao saneamento básico de Imperatriz

20/09/2021 às 20h31
Por: Imperlove Fonte: Assessoria
Compartilhe:
Prefeito Assis realiza visita na Câmara

A semana dos vereadores de Imperatriz começou com a visita do prefeito Assis Ramos na Câmara, que busca um diálogo com o poder municipal sobre diversas pautas que impactam na saúde da população. O objetivo do encontro é a sugestão para que os parlamentares incluam nas discussões da Câmara a situação da Companhia de Saneamento Básico do Maranhão (Caema) e também do Hospital Socorrão, ambas matérias que influenciam na qualidade da saúde do município.

Durante a reunião, foi solicitado pelo prefeito Assis aos vereadores que contribuam no debate, principalmente, dos problemas relacionados ao serviço da estatal que é responsável pelo saneamento básico da cidade. De acordo com o prefeito, a população é bem esclarecida sobre as dificuldades que existem no serviço e que influenciam diretamente na qualidade da água e, também, no impacto negativo no rio Tocantins.

 “ Não podemos mais admitir a falta de saneamento básico em nossa cidade, que é uma questão de saúde pública. Em nenhum momento quero interferir nas atividades dos edis, o debate precisa ocorrer dentro do que o Regimento da Casa permite, mas precisamos debater o assunto que é de fundamental importância para a nossa sociedade”, explicou o prefeito Assis.

O prefeito ressaltou a importância de convidar a população e todas as instituições que forem necessárias para participar de um debate em plenário sobre a Caema para buscar uma solução conjunta que ofereça um saneamento digno para os munícipes.

“Se o problema em fechar a Caema é a questão da tarifa, vamos discutir uma tarifa que seja justa para o bolso do povo, mas precisamos encontrar uma solução, porque hoje se paga por algo que não se tem. Não temos água potável como deveria ser, não tem esgotamento sanitário e o nosso rio está morrendo”, complementou o prefeito que salientou o respeito pelos servidores do órgão.

 

O prefeito também pontuou as dificuldades que existem no atendimento do Hospital Socorrão e solicitou que seja colocado em discussão o projeto que trata da contratação de uma Organização Social (OS) para assumir a gestão do hospital.

 

“O objetivo é otimizar a administração do hospital, que nunca neguei que tem defeitos. Precisamos dar um atendimento melhor para o nosso munícipe e tudo que é possível fazer nós fazemos, mas uma das formas hoje de buscar melhorar é seguindo com o que o Estado já faz e tantas outras cidades, contratando quem tem expertise para otimizar a administração”, explicou Assis.

 

O presidente da Câmara Legislativa, Alberto Sousa (PDT) relembrou que é preciso tratar regimentalmente das matérias e debater entre os pares o assunto que “qualquer político que tenha bom senso e grandeza, seja de oposição ou situação, vai querer debater, pois sabe que do jeito que está não pode ficar”.

 

“ Em relação à OS, é preciso ressaltar aqui que o Estado do Maranhão já adotou esse modelo para gerir a saúde e, inúmeras outras cidades do país já fazem a muito tempo a gestão por meio das organizações sociais. Se em tantas outras regiões esse mecanismo está dando certo, por que não irá funcionar em Imperatriz”, questionou o presidente da Câmara.

 

 

A reunião ocorreu na presidência da Casa e o prefeito foi recebido pelos vereadores Alberto Sousa (PDT), Renê Sousa (PTB), Cláudia Batista (PTB), João Silva (MDB), Chiquim da Diferro (DEM) e Rogério Avelino (DEM).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários