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Educação Escola Digna 2.0

Cerca de 1.000 educadores participam da Caravana Escola Digna 2.0 na Região Tocantina

realizados na última segunda-feira (16) e terça-feira (17), aconteceram com as classes de trabalhadores educacionais das Unidades Regionais de Educação de Açailândia e Imperatriz, respectivamente.

19/08/2021 às 09h58
Por: Imperlove Fonte: Assessoria
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Cerca de 1.000 educadores participam da Caravana Escola Digna 2.0 na Região Tocantina

A semana iniciou-se com cerca de 1.000 educadores e profissionais da educação debatendo sobre o futuro da educação maranhense durante a Caravana Escola Digna 2.0, realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Desta vez, os diálogos, realizados na última segunda-feira (16) e terça-feira (17), aconteceram com as classes de trabalhadores educacionais das Unidades Regionais de Educação de Açailândia e Imperatriz, respectivamente.

 

Durante dois encontros, a equipe da Seduc, capitaneada pelo secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ouviu as ideias e proposições sobre a destinação adequada dos recursos dos precatórios do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), que vigorou até 2006, e foi substituído pelo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Na ocasião, também foi dialogado sobre a macropolítica educacional do Governo do Estado, o Programa Escola Digna.“Dois dias de grandes plenárias com professores, servidores, estudantes e comunidades escolares em geral, sobre o futuro do Maranhão através da educação

A Caravana Escola Digna 2.0 tem por objetivo, justamente, fazer esse diálogo, buscando os melhores caminhos para o estado do Maranhão. Uma ampla e importante discussão sobre os precatórios do Fundef, com quase R$ 4 bilhões que serão destinados à educação em nosso estado. Nós estamos debatendo sobre como usar esse recurso, que será 60% para os profissionais da educação e 40% para investimentos. Tudo isso de maneira democrática, com os professores expressando como querem que esse recurso seja utilizado. A partir daí, faremos um Projeto de Lei, que pretendemos ser aprovado ainda este ano pela Assembleia Legislativa, com o plano de aplicação desses recursos, fazendo a gestão democrática de verdade em nosso estado”, afirmou Felipe Camarão.

Entre as muitas propostas para aplicação dos recursos, sugeridas pelos educadores, estão: a melhoria da infraestrutura digital das escolas públicas maranhenses, compra de aparelhos eletrônicos – como notebooks e smartphones – para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, melhoria dos prédios escolares de educação indígena, quilombola e do campo, criação de incentivos aos educadores das unidades prisionais de ensino.

 

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