Satélite
Liquida Feirao dos Móveis
Camara municipal destaque
Davinopolis

MP aponta infrações de prefeito afastado envolvido na morte de Ivanildo Paiva

Rubem Firmo, atual prefeito de Davinópolis, está preso por envolvimento na morte de Ivanildo Paiva.

13/09/2019 12h19
Por: Imperlove
Fonte: Assessoria
56

O Ministério Público do Maranhão encaminhou ao presidente da Câmara de Vereadores de Davinópolis, na região tocantina, um Ofício sobre fatos que estão sendo apurados em Procedimento Investigatório Criminal, supostamente praticados pelo prefeito afastado da cidade, José Rubem Firmo. As denúncias poderiam, segundo o documento, configurar infrações político-administrativas. Rubem Firmo foi preso em dezembro de 2018, acusado de envolvimento na morte do prefeito Ivanildo Paiva, do qual era vice.

A investigação foi instaurada em janeiro de 2019 e analisa indícios de crimes contra a Administração Pública e crimes licitatórios, “inicialmente decorrentes da realização de pagamentos, em benefício próprio e de terceiros, sem a devida contraprestação de serviços e fornecimento de bens”, diz.

Ivanildo Paiva foi encontrado morto em um matagal nas proximidades de uma fazenda de sua propriedade.

O subsídio para a instauração foi feito com informações extraídas de documentos apreendidos na prefeitura de Davinópolis, cidade a 660 quilômetros da capital maranhense, na casa do prefeito, e também em depoimentos prestados nos autos do Inquérito Policial que apura o assassinato do então prefeito Ivanildo Paiva Barbosa, ocorrido em novembro de 2018.

Segundo consta o documento do Ministério Público, que possam configurar como irregularidades na gestão de recursos públicos e na execução de despesas da cidade: pagamentos de diárias sem comprovação de viagens no período, pagamentos irregulares em empresa automotiva que beneficiariam Antônio José Messias, também suspeito de envolvimento no homicídio de Ivanildo Paiva, possíveis irregularidades em pagamentos referentes a fornecimento de merenda escolar e estrutura para eventos.

“É válido ressaltar o depoimento prestado pelo chefe do departamento de cultura do Município, Rogério dos Santos Gomes, à autoridade policial, que declarou ter recebido, junto com Hydekew Firmo, filho do Prefeito Rubem, um envelope contendo a quantia de R$ 30 mil dos quais lhe foram repassados R$ 7 mil, para a aquisição de fogos de artifício em comemoração à festa de virada de ano”, consta trecho do documento.

Poucos dias após o saque do valor, de acordo com o Ofício, foi decretada a prisão do prefeito Rubem. No entanto, nenhuma informação teria sido dada sobre a destinação do valor restante. Confira aqui o Ofício do Ministério Público.

Atualmente, a cidade Davinópolis é administrada pelo presidente da Câmara, Raimundo Nonato de Almeida, o Coquinho. Ele assumiu o cargo em janeiro de 2019. O Site Imperlove tenta  localizar a defesa do prefeito afastado Rubem Firmo, para se posicionar sobre as denúncias do Ministério Público.

 CASO IVANILDO PAIVA

Durante as investigações do assassinato de Ivanildo Paiva, Rubem Firmo foi apontado pela polícia como o mandante. A vítima tinha 57 anos e estava no segundo mandato consecutivo no cargo de prefeito de Davinópolis. Paiva foi morto com sete tiros na fazenda localizada na zona rural.

Estão arrolados no processo, que tem dez volumes de aproximadamente 300 páginas, o mecânico José Denilton, conhecido como Boca Rica, o policial militar do estado do Pará Francisco de Assis Bezerra, o Tita, o policial militar lotado em Grajaú Willame Nascimento, o fazendeiro Antônio José Messias e o prefeito afastado do cargo, José Rubem Firmo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Davinópolis - MA Notícias de Davinópolis - MA
Imperatriz - MA
Atualizado às 23h21
29°
Poucas nuvens Máxima: 38° - Mínima: 21°
28°

Sensação

15.5 km/h

Vento

36.2%

Umidade

Fonte: Climatempo
Baile da Gaiola
curso roni
Marilia e Saia Rodada
ARMAZEM PARAÍBA
Camara municipal
Municípios
Oticas Diniz
Últimas notícias
vodka slova
Mais lidas
Anúncio
Anúncio