Satélite
Camara municipal destaque
Imperatriz

Diocese está nos últimos preparativos para o evento de Corpus Christi

O sacerdote ressalta que, em média, foram realizadas cerca de 200 reuniões das equipes centrais e subcomissões até chegar esse grande dia

19/06/2019 19h43
Por: Imperlove
Fonte: DANIELA SOUZA
179

A Diocese de Imperatriz está nos últimos preparativos para a solenidade de Corpus Christi que ocorre nesta quinta, 20, a partir das 17h, com início no Estádio Frei Epifânio. Segundo o Pároco da Catedral de Fátima, padre Eliezer Paiva, a organização da festa iniciou em novembro do ano passado.  

O sacerdote ressalta que, em média, foram realizadas cerca de 200 reuniões das equipes centrais e subcomissões até chegar esse grande dia. “Mais ou menos 15 pessoas participam da equipe central coordenada pelo Bispo Dom Vilsom, um padre, eu, e leigos. Foi feito um cronograma de ações a serem realizadas. E as equipes cuidam da questão litúrgica, sonorização, logística, relações com o poder público municipal, estadual, pois tudo tem um prazo”.  

A solenidade na cidade de Imperatriz é formada por dois grandes aspectos, sendo o primeiro religioso. “Aspecto comum a toda a igreja católica em todas as dioceses, em todas as paróquias do mundo. Que objetiva que os fiéis manifestem publicamente a sua fé no Deus vivo e verdadeiro encarnado e que se fez pão, alimento para seu povo. Ou seja, é um convite a essa proclamação.” 

Outro aspecto da solenidade, segundo o pároco, é a perspectiva sócio missionário. “É uma festa que angaria fundos por meio da coleta e pessoas que doam dinheiro a partir das necessidades, tem a venda dos kits de Corpus Christi. A diocese sempre destina as doações e recursos adquiridos a uma obra sócio missionária. E esse ano, vamos destinar esses recursos a Vila João XXIII que cuida dos hansenianos.”  

A Vila João XXIII é um abrigo mais antigo da cidade, presente há 45 anos. “Nesses 45 anos teve apenas uma única reforma. Reforma bem paliativa, realizada há 10 anos. A proposta da diocese é realizar uma reforma estrutural”, pontua o sarcedote. 

O padre explica que a diocese não se pronuncia quanto a quantidade de pessoas que devem se fazer presente neste dia 20. Porém, a expectativa pode ser medida pelo número de Kits vendido aos fiéis, 21 mil foram disponibilizados neste ano. “Aqui na catedral já não tem mais. Nos meses que antecederam a festa, vieram pessoas de outros municípios procurar. Em média de 12 a 15 municípios compraram diretamente aqui na secretaria da diocese”, enfatiza o padre Eliezer.  

Para finalizar, ele faz o convite a todos os imperatrizenses. “A solenidade de Corpus Christi atingiu uma proporção extra geográfica da cidade de Imperatriz. Dentre as festas Natal, Páscoa, Pentecoste e Ascenção, a solenidade de Corpus Christi é uma das festas mais importante da igreja liturgicamente. Convido a comunidade católica a participar de forma devota, de forma santa e piedosa desse ato público de fé”, finalizou. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.