Camara municipal destaque
Satélite
Liquida Feirao dos Móveis
Ufma

Imperatriz: UFMA ganha três prêmios de comunicação em evento regional

O evento aconteceu nos dias 30, 31 maio e 01º de junho em São Luís. Três instituições da capital acolheram os nove estados nordestinos.

04/06/2019 15h32
Por: Imperlove
Fonte: Ufma
171

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz marcaram presença, mais uma vez, no evento intitulado de Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) deste ano, realizado na capital São Luís nos dias 30, 31 de maio e 1º de junho.  

Os estudantes de Imperatriz levaram ao Intercom Nordeste 38 trabalhos, destes, 18 foram indicados a Exposição de Produtos em Comunicação (Expocom) e somente 10 foram escolhidos para concorrer a premiação. Dos 10, três trabalhos ganharam do curso de jornalismo de Imperatriz recebeu troféus que garantem a ida para o Intercom Nacional que acontece de 2 a 7 de setembro deste ano.  

Segundo a professora de radiojornalismo do curso, Izani Mustafá, integrante da comissão organizadora dos trabalhos que foram submetidos ao evento, foi feito uma triagem dentro da universidade para definir quais trabalhos teriam condições de concorrer a premiação e se os alunos estavam disponíveis a ir ao evento defender-lo.  

“Formamos uma comissão de professores eu, Marcos Tulio Lavarda e Alexandre Maciel. Nós três reunimos todos os trabalhos que tinha potencial para concorrer o Expocom. A primeira etapa são os indicados pela instituição. Conferimos se alunos poderiam ir apresentar seus trabalhos, porque a universidade indica, mas tem que enviar o paper [relatório] e defender o trabalho no Expocom”. 

A comissão reuniu ainda outros trabalhos de alunos que tinham artigos produzidos nas disciplinas e grupos de pesquisa para apresentarem na modalidade Intercom Jr. “Apesar do Intercom Jr não ter premiação, é um espaço dos estudantes de graduação e recém-graduados apresentarem em respectivas modalidades os seus trabalhos”. 

Premiações 

Para premiar os trabalhos no Expocom, o evento divide em categoria. Os estudantes de Imperatriz ganharam nas categorias: 

Cinema e audiovisual – modalidade ‘Roteiro de não ficção avulso ou seriado’: ‘Sinais que educam: perspectivas sobre educação para surdos em Imperatriz-MA’; (de autoria: Gabriel Herinque, Lorena Silva e Michele Souza);  

‘Jornalismo: projeto de assessoria de imprensa avulso’: Plano de Comunicação como estratégia para estruturação da assessoria de imprensa na ONG música no hospital. De autoria: Juliana Piancó; Gabriel Herinque e Mariana Fernandes.  

Na categoria da produção Trans disciplinar, na modalidade projeto de comunicação integrada avulso os ganhadores foram: Danielle Carolina; Lorena Lacerda; Daniela Lima e Widiany Oliveira com o plano de comunicação integrada do projeto ‘UFMA na estrada: aproximando academia e comunidade’.  

Participação 

A professora Izani avalia que a participação dos estudantes da UFMA de Imperatriz foi positiva e um número de trabalhos considerado representativo. “Foram 38 trabalhos saindo daqui e isso é muito importante porque o curso tem apenas 13 anos de existência na cidade e o nosso curso é só Jornalismo. As outras universidades que concorreram premiação, além de Jornalismo, têm Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. Se a gente for falar em termos de proporção, a gente foi muito bem”.  

A professora destaca ainda que os alunos abordaram várias questões nos artigos do Intercom Jr. Os projetos do Expocom vão concorrer automaticamente no Expocom nacional que acontece em Belém (PA). No congresso nacional. Que concorrerão com as demais quatro regiões, que vai acontecer em setembro. De 2 a 7 de setembro. 

“Claro que isso é uma satisfação para os professores que orientaram e para todos os professores que de alguma forma estão relacionados a esses alunos. Porque nós conversamos com todos. Orientamos, mas a troca de informações e contribuições é da parte de todos os professores. Aliás, é importante destacar, que dois dos nossos trabalhos que foram orientados pela professora Mariana Guedes”.  

Ressalta ainda o projeto premiado “UFMA na estrada” criado pelo curso e que abrange quase 30 alunos. O projeto percorre cidades circunvizinhas para oferecer cursos a estudantes do ensino fundamental e médio: cursos sobre o Enem em épocas de prova; redes sociais, fotografia, rádio e documentário.  

“Os alunos da comunicação oferecem para os alunos do ensino fundamental e médio cursos por meio do projeto ‘UFMA na estrada’ que foi premiado na categoria transdisciplinar – projeto de comunicação integrada. Isso significa que os nossos alunos estão refletindo sobre várias questões e tendo esse olhar voltado para a sociedade, pois esse é o nosso papel.  

 

 

  • Imperatriz: UFMA ganha três prêmios de comunicação em evento regional
  • Imperatriz: UFMA ganha três prêmios de comunicação em evento regional
  • Imperatriz: UFMA ganha três prêmios de comunicação em evento regional
  • Imperatriz: UFMA ganha três prêmios de comunicação em evento regional
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
curso roni
Marilia e Saia Rodada
Baile da Gaiola
Camara municipal
ARMAZEM PARAÍBA
Municípios
Oticas Diniz
Últimas notícias
vodka slova
Mais lidas
Anúncio
Anúncio