O novo decreto assinado hoje pelo prefeito Assis Ramos reforça o cancelamento das festas de Carnaval pelo Governo do Estado e atende a recomendação do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), proibindo em Imperatriz a realização de qualquer festa de Carnaval, seja pública ou privada. A decisão vale por 30 dias e tem como objetivo conter o avanço do coronavírus no município.
A cidade já registra 431 casos da doença no mês de janeiro e o aumento de casos entre jovens mostra que o público que frequenta eventos desse tipo tem apresentado sintomas do vírus. Recentemente o município já havia proibido a apresentação de artistas de fora, cancelando eventos de grande porte e interesse público. Mas pequenos eventos podem ser realizados com no máximo 60% da capacidade do local, desde que esse número não ultrapasse 150 pessoas, sob justificativa do município de não paralisar nenhum setor da economia.
A decisão faz com que Imperatriz se junte a mais 15 municípios do estado que confirmaram o cancelamento das festas1 carnavalescas.
A fiscalização contará com apoio dos órgãos de Vigilância Epidemiológica e autoridades de segurança como a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar. Sobre o funcionamento do comércio durante o feriado de Carnaval, a prefeitura deixou a decisão a cargo dos lojistas e sindicalistas de Imperatriz.
Em nota emitida na última semana, o Sindicato do Comércio Varejista do Maranhão do Sul afirmou que manterá as regras estabelecidas na convenção de trabalho 2021, onde ficou decidido pelo fechamento das lojas no período entre 13 e 17 de fevereiro.